Personalize sua Churrasqueira deixe ela Sofisticada

Dos porcelanatos aos acabamentos metálicos, o ideal é ter em mente que o produto escolhido deve suportar as altas temperaturas produzidas no braseiro.

Na hora de escolher os revestimentos para churrasqueiras devem ser observados alguns requisitos relacionados à resistência dos materiais a altas temperaturas e ao manchamento por gordura e outros agentes.

Algumas opções se destacam pelo bom desempenho. “O porcelanato é muito resistente e próprio para revestir churrasqueiras”, opina a arquiteta Helen Granzote. O material, assegura Edson Gutierres, sócio da Innovazione Revestimentos, suporta altas temperaturas e choques térmicos. “Ele não vai trincar, não vai dilatar”. Vantagens adicionais são a praticidade na limpeza, a baixa absorção do produto esmaltado, as opções com aparência de pedras naturais e com custo mais atraente quando comparado a estas.

Outro material indicado para revestir churrasqueiras são as pastilhas de porcelana, que também são resistentes a intempéries. Algumas apresentam aspecto rústico e podem ser ainda uma opção quando a churrasqueira apresenta linhas curvas. O acabamento fica com aspecto melhor”, observa Edson. Segundo o sócio da Innovazione, o assentamento de revestimentos externos requer o emprego de argamassa ACIII, própria para altas temperaturas.

 

PEDRAS NATURAIS

Reconhecidas por sua resistência, as pedras naturais também são indicadas pelos profissionais, mas a especificação deve considerar a porosidade dos diferentes produtos. “Os tons mais escuros de granitos são os mais indicados, pois não mancham com gorduras e bebidas”, diz Lázaro Medeiros, diretor técnico da Top Mármore. Se a escolha for por tons mais claros, a orientação é impermeabilizar o material. O profissional ressalta ainda: “Apenas os quartzos e/ou materiais sintéticos não podem ser utilizados em áreas externas, expostas ao sol, nem ser instalados próximos à grelha em contato direto com fogo e alta temperatura”.

 

MODELO TRADICIONAL X KITS PRONTOS

Um aspecto a ser considerado na aplicação dos revestimentos é que as churrasqueiras tradicionais de alvenaria deixaram de ser a única opção disponível no mercado. Diversos fabricantes passaram a oferecer modelos de execução simplificada e ampliaram as possibilidades de uso e de personalização. “A principal vantagem do kit pronto é a velocidade da construção, customização e a mobilidade. Este tipo de produto pode ser montado pelo próprio proprietário”, observa a designer de interiores Rosa Tieppo.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Permito o uso de cookies para: